ERA NECESSÁRIO PASSAR POR SAMÁRIA – PASTOR RICARDO CORDEIRO

ERA NECESSÁRIO PASSAR POR SAMÁRIA – PASTOR RICARDO CORDEIRO
Ilustração imagem Google

Ao lermos o a descrição do texto de João, o apóstolo deixou claro que era necessário passar por Samaria (BÍBLIA, João 4.4), mas surge uma dúvida porque a necessidade de passar naquele lugar, para responder esta pergunta buscarei apontar no texto as respostas para esta indagação.

Antes de falar sobre a conversa de Jesus e o resultado dela na Mulher Samaritana, o escritor relatou uma disputa entre os fariseus, a pauta da discórdia entre os religiosos era mostrar quem tinha mais resultado na evangelização, Cristo ou João Batista?

Em Cafarnaum, Jesus buscou minimizar este embate dizendo: “Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e possa logo falar mal de mim. Porque quem não é contra nós, é por nós. (BÍBLIA, Marcos 9:39,40)

Mas na Judeia, a atitude de Jesus ao ver aquela contenda foi diferente, desta vez ele preferiu silenciar-se e optou por deixar aquele lugar impregnado de religiosidade, e foi cumprir a sua missão evangelizadora em um lugar rejeitado pelos religiosos.

Chegando ao lugar que o grande mestre sentiu a necessidade de estar, ele encontrou uma mulher, a princípio aquela samaritana aos olhos humanos não passava de uma pessoa desonrada pela vida que vivia e indigna de ter um contato com um judeu e sobretudo com Deus.

Mas isto era o que ela foi levada a acreditar, ou seja, como fruto do meio ela também tornou-se uma religiosa e como tal resistia Jesus. Mas diferentemente dela o Senhor Jesus não estava ali apenas para tomar água, Ele tinha um proposito com ela, com os apóstolos e sobretudo como os Samaritanos.

A história de vida daquela mulher, segundo os religiosos era pano de fundo para ela ser considerada inútil para o reino de Deus, entretanto Jesus dirige a palavra a ela pedindo-lhe água, deixando claro que para ele ela era de grande utilidade.

Após o encontro com o Salvador, à samaritana se interessa pela sua graciosa palavra, Jesus aponta onde ela deveria mudar, e que tipo de adoração o verdadeiro Deus exige, e assim ela partiu cheia da virtude do altíssimo disposta a mudar de vida e adorar o altíssimo de forma correta.

Chegando a Samaria ela tornou-se uma missionaria e anunciava sobre Jesus, o Espírito que estava sobre ela convencia os samaritanos a irem também ao encontro do meigo Salvador.

E o Messias ao ver o resultado de sua evangelização disse aos discípulos, eu não tenho fome de comida, mas de fazer a vontade de Deus. E mostrou o resultado de um evangelismo desprovido de religiosidade, afirmando que a seara é grande, mas poucos são os ceifeiros.

Dito isto, identificamos que era necessário Jesus Cristo passar por Samaria primeiro para se afastar daquela disputa religiosa, segundo mostrar aos discípulos  que havia um grande campo que ainda não tinha ouvido a palavra de Deus,  terceiro mostrar que os inúteis podem ser uteis e por fim ensinar o verdadeiro conceito de adoração.